Profissões e outras coisas que tal.

Comecei desde muito cedo a trabalha numa agência de publicidade na cidade do Porto. Nessa altura essa agência de publicidade era pertencente ao maior grupo empresarial privado do país. Essa agência tinha ainda uma participação maioritária noutra que morava na porta ao lado e que tinha, no contato com os clientes e na criatividade a sua principal area de atividade, sendo que tinha uma participação de uma multinacional norte americana. Era de fato uma agência de peso no mercado nacional. Como se não bastasse o portfólio dos clientes do grupo empresarial, tinha um cliente da banca, uma das maiores empresas de construção civil do mercado etc.... A vida profissional fez com que percorresse várias empresas e mais um grupo de media antes de chegar à empresa onde agora estou. A profissão que abracei, levou-me à cerca de 30 anos atrás a perceber que na altura como hoje(já menos) era uma profissão que continha glamour.Desde a produção de anúncios, ao desenvolvimento de ideias para campanhas, tornou esta profissão o alvo de tanta e tanta gente por estar na moda. Evoluímos muito nesta area. A introdução de novas tecnologias, de novas métricas, a agressividade e a exigência do mercado, tirou algum "elan" à profissão de publicitário. Sinto saudades do tempo em que nos juntávamos junto a uma mesa e estudávamos a melhor estratégia para o briefing do cliente. Procurávamos, os melhores meios para que o cliente obtivesse os melhores resultados. O encanto pela profissão vai-se esmorecendo, fazendo com que cada um de nós seja obrigado a tirar o melhor da nossa imaginação para conseguir com que o cliente tenha a melhor solução na mão. Sem querer encontrar bodes expiatórios esta profissão continua a encerrar em si o encanto e uma valorização que para muitas pessoas vale nem que para isso não tenham as competências reunidas para ocuparem o lugar de diretor de marketing e/ou gestor de produto. Assistimos hoje a um conjunto de pessoas que ocupam estas posições garantidas atravês de um canudo seja lá ele de que area for, e com muitas certezas. Não sou médico, não sou sapateiro, muito menos arquiteto ou poderei ter a ilusão que sou primeiro ministro, no entanto, nunca vi tanta gente que percebesse de marketing e publicidade. Podemos falar de medicina e alguns calam-se porque não são médicos, podemos falar de construção civil e outros tantos se calam, no entanto se o tema é marketing ou publicidade todos têm uma palavra a dizer. Triste profissão esta em que mais parece um bordel.

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