Como é bom o regresso às aulas




Tenho dois filhos em idade escolar. Melhor, tenho dois fantásticos filhos em idade escolar. Após o regresso das férias, tenho a informação que os livros da escola para os dois estão já disponíveis na livraria. Para que conste um vai para o 9º ano e o outro para o 5º ano de escolaridade. Com o desconto efectuado pela livraria pelo facto de todos os anos comprarmos lá os livros e com a falta ainda de um livro de português, paguei a quantia de 350 euros. 350 euros só em livros, não inclui cadernos, canetas, compassos, máquinas de calcular etc.....




O abandono escolar ainda é um facto neste país e presumo que os pais não façam um esforço muito grande para os contrariar. Quem, com os cortes, com os aumentos nos transportes, com os aumentos em tudo para não me alongar tem a capacidade de gastar um salário mínimo(ainda falta o livro de português) só em livros. Que país é este que apregoa que o ensino é gratuito. Que ensino? Estamos perante um flagrante caso de segregação. Só vai à escola quem tem possibilidades para aguentar um soco no estômago desta dimensão.




Poderão dizer que a acção social escolar lá está para os mais desfavorecidos, mas quem tem filhos na escola sabe como estas coisas funcionam.



Sem comentários:

Enviar um comentário