O Mundo há-de mudar....



Hoje tive a grata felicidade de poder ter para mim uma hora de conversa com um ilustre amigo. Amigo esse que me encheu de esperança quanto ao futuro que por aí vem. Palavras sábias de quem já muito calcorreou a estrada da vida e que continua a fazer a diferença. Dizia--me ele que o estado do País e das pessoas que o compõem irá mudar, e mudará mais depressa do que imagino. Explicava ele, que o processo de democratização (instrumentalizado bem sabemos) dos países árabes era impensável para a maioria dos fazedores de opinião. Continuava dizendo-me que a maior economia do Mundo está com a sociedade corroída, por uma economia em clara perda, a perder influência, dominada cada vez mais por uma China que ameaça tudo e todos, ameaçada pelos actos tresloucados dos americanos, por crianças que levam armas de casa e disparam sobre os colegas de escola, por uma sociedade em que os valores se perdem a uma velocidade desenfreada. Às tantas, dizia-me que a sociedade em que vivemos tem a particularidade de nos ir convencendo que as máquinas vão-nos proporcionar uma maior qualidade de vida e vivemos escravizados por elas, que iremos viver mais tempo e vivemos mal o tempo que temos, que teremos melhores condições no local de trabalho e o consumo de anti depressivos não para de aumentar. Um dia, dizia-me ele o homem vai ter de se reinventar e procurar um sentido para a vida. Espero que esse dia não esteja longe.

Sem comentários:

Enviar um comentário