Felicidade

Nutro uma especial admiração pelo povo brasileiro. O passado recente do Brasil não é uma coisa bonita de se contar. Um país que recorreu por várias vezes ao FMI, com taxas de inflação elevadíssimas, taxas de juro incomportáveis e ainda assim um povo que irradia felicidade.Felizmente a situação no Brasil mudou muito e para melhor. Apesar das desigualdades ainda existentes, a qualidade de vida generalizada do povo brasileiro tem vindo a subir a olhos vistos. Correram com o FMI de lá para fora, deram o grito de Ipiranga em relação ao EUA e passaram de um país com prais bonitas e favelas onde o tráfico de droga e armas era rei para um país onde o crescimento se faz sentir associado a um aumento da qualidade de vida. Esta fórmula gostava de ver associada ao meu país, que tão umbilicalmente está ligado a este país irmão. Acontece que deste lado do atlântico a tristeza, o desespero estão a tomar conta das pessoas. Pessoalmente entendo que temos muito mais a apreender com o Brasil do que com os países modelo do norte da Europa, onde tudo é muito certinho, os governos tratam as pessoas muito bem, mas não conseguem lidar com altas taxas de suicídio no norte da Europa. Alguns dizem que a falta de sol é um dos principais responsáveis por este infeliz desenlace. Pessoalmente não sei do que será, mas de uma coisa eu sei. Gostava muito que em 2013 os portugueses fossem contagiados pela alegria, a boa disposição que os brasileiros irradiam. 

4 comentários:

  1. Caríssimo a foto de um velho do nordeste cachaceiro irradia felicidade, mas o problema de Portugal, vai ser o problema do Brasil daqui a uns anos!
    Estão a cometer os mesmos erros que Portugal cometeu e a classe politica é em tudo parecida com a nossa, ou seja, com corrupção por tudo quanto é poro!
    Que tem uma maior agravante, que ainda não temos aqui como eles lá, a criminalidade!
    Nesse aspecto ainda somos uns meninos!
    Mas há uma coisa que eles têm que nós nunca vamos ter, recursos naturais! Que é o que os vai suster quando este Bum de crescimento estourar...

    ResponderEliminar
  2. Estamos perfeitamente de acordo. O crédito fácil aliado a um crescimento sem precedentes tem sempre no fim um mau resultado, mas como tão bem dizes o Brasil, o nosso adorado Brasil tem uma fonte inesgotável de recursos naturais e ao contrário de outros países(já não falando de Portugal) se fecharem as fronteiras são caso queiram auto suficientes, o que não é bem o nosso caso.

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar, a foto em questão não é de um cachaceiro. É de um nordestino simples, que trabalha e leva sua vida da melhor forma possível, como em Portugal também.

    Já dizia Guimarães Rosa: "o sertanejo é, antes de tudo, um forte".

    Não não leu Rachel de Queiroz e outros escritores nordestinos não podem classificar o que não conhecem.

    =========================================

    O fato de sermos maiores e mais ricos não acrescenta nada na equação econômica final.

    Passamos melhor pela crise porque desenvolvemos o mercado interno, dando a ele condições de comprar e substituir a falta de exportações.

    Fizemos reformas estruturais há 15 anos, que nos permitiu chegar onde chegamos.

    Mas há muito o que caminhar. Há problemas sociais crônicos que não foram devidamente atacados e vai demorar muito tempo ainda, pois nenhum partido aqui quer "queimar-se" com o eleitorado.

    ===============================

    Sem os azedumes preconceituosos do Sr Daniel, Portugal sairá bem desta crise. Demorará mas sairá... Tenho muita fé nisto.

    O que me impressiona em relação a Portugal é a similaridade política apesar dos séculos passarem por estas velhas terras.

    Explico: com a Espanha colada às costas, n restou a Portugal
    outra saída do que lançar-se ao mar. E deu no que deu, amém!

    Em todas as crises, Portugal tem sempre de lançar-se ao atlântico para sobreviver. E esta teima na sobrevivência é que me espanta.

    Quando é que virão novamente, juntar-se a nós? Deus permita que não demorem, pois precisamos de sangue novo neste caldo que nos forma desde 1500...

    Então fica aqui meus votos sinceros de um Portugal melhor, sem chorumelas, choramingos e posts preconceituosos que n ajudam em nada.

    Um gde abraço a todos, esperança no futuro e tamos do lado de cá para qqr coisa.

    Feliz 2013!
    ;-))

    ResponderEliminar
  4. António, Antes de mais quero agradecer o fato de ter comentado este post. Em segundo lugar quero que saiba que tenho um carinho muito especial pelo Brasil. Estive nesse país 3 vezes. Tive a oportunidade de ver o Brasil fantástico e o Brasil que tanto tem de melhorar e está a melhorar. Tenho inclusivé família bem próxima que é de ascendência brasileira. Tenho um familiar que trabalhou mais de 25 anos numa empresa fantástica que infelizmente faliu a Varig. Não posso deixar de cons«cordar mais consigo quando afirma que Portugal tem de se virar mais para o Brasil. Acrescento, portugal tem de se virar mais ara os paises com os quais tem uma afinidade profunda. Os países da CPLP são um bom exemplo disso. Só temos de aprender uns com os outros. Quando falo que Portugal está triste e o seu poo amargurado é pelo fato de nos termos vendido a uma união europeia que nos subsidiou o abate de barcos de pesca e pagou aos pescadores para ficarem em terra. omo é possível isto acontecer ao país da eurpoa que tem a maior costa. A Alemanha tem uma frota pesqueira maior do que a portuguesa. A União europeia pagou aos agricultores portugueses para deixarem de produzir e hoe entramos num supermercado e vemos batata francesa, alhos chineses,etc... Pagam-nos para deixar de produzir e comprarmos os produtos que eles produzem. Vivemos num tal estado em que a taxa de desemprego se situa muito próximo do milhão de pessoas isto num país que tem 10.000 milhoes de habitantes e 5.000 milhões de população ativa. O crédito fácil cedido pelos bancos impingindo dinheiro a quem notóriamente não tinha condições para o pagar resultou num endividamento brutal da população portuguesa que com o flagelo do desemprego não tem mais condições para pagar o que deve. Diferente, muito diferente é o Brasil. Em comparação não temos ouro para explorar. Não temos recursos petrolíferos que nos permitam ser autosuficientes e exportar. Não temos a indepêndencia para produzirmos o que queremos. Sabe que se quisermos aumentar a nossa cota de produção de leite temos de solicitar á União Europeia? Estamos debaixo de um resgate internacional, coisa que o Brasil tão bem conhece. Debaixo da diatadura do FMI. Como exemplo o País pagou por um banco privado evitando a falência do mesmo 7 mil milhões de euros e o numero de pobres não para de aumentar.António, permita-me dizer-lhe que não foram os portugueses que endividaram o país. Foi a escumalha que o governa desde o célebre 25 de Abril. Estamos de acordo embora cada um de nós conhecendo melhor a realidade do país que habita. O Brasil tem, deve servir para nós portugueses como exemplo e as fronteiras devem ser quebradas de vez com o nosso país irmão.
    Um Abraço

    ResponderEliminar