Hoje dedico a este senhor este pequeno texto....



O ex presidente da CIP, Ferraz da Costa e actual presidente do forum para a competitividade que se devia de acabar com o subsídio de desemprego e regular as greves de forma a conter o aumento dos salários em Portugal. Aproveitando a embalagem deu como exemplo a Alemanha onde segundo ele existe um apoio e não um subsídio.


Curioso este depoimento do senhor que entende que o crescimento de Portugal ainda está agarrado a esquemas e tácticas que funcionaram noutros tempos. Não sou nenhum letrado nisto, mas parece-me que alegar, que o crescimento e a sustentabilidade das empresas ou de um país se faz pela redução das prestações sociais ou pela penalização dos salários é o alcance da visão de um tipo que mede 1,60cm. Os países mais evoluídos da Europa e particularmente os nórdicos, não são conhecidos por cortar regalias de quem trabalha, antes pelo contrário. poderíamos enumerar os direitos de quem nesses países decide ter filhos, ou o sistema de saúde, ou então o apoio que dedicam aos mais idosos. Mas o crescimento baseado na inovação, na capacidade de investimento que os governos fazem no ensino desses países, a justa distribuição de riqueza que existe entre empresários e empregadores em que em Portugal é tão bem personificado na "Auto Europa". Já agora, era bom que estes senhores de visão curta quando abrissem a boca para comparar aquilo que não é comparável (Portugal/Alemanha) tivesse em atenção não só as obrigações do povo alemão, mas sim também as outras componentes que fazem toda a diferença. Querer alterar parcialmente as leis quando, só como exemplo a média salarial de um alemão é 6 vezes maior do que a portuguesa é no minímo pensar que os portugueses são ignorantes.

1 comentário:

  1. Eu tento pensar que não dizem estas coisas por serem maléficos, só ignorantes, e tento não os odiar, mas por vezes é muito difícil...

    ResponderEliminar