Espaço T

Carta Aberta de Jorge Oliveira – Presidente e fundador do Espaço t
Olá,
O meu nome é Jorge Oliveira, tenho 46 anos e fundei o Espaço t quando tinha 27 anos.
Era um jovem que acreditava nos sonhos, em mudar o mundo e nessa minha luta e sempre com a ajuda de uma grande
equipa, conseguimos transformar utopias em realidade.
Contribuímos para ver sorrisos em pessoas que já os haviam perdido e essas mesmas encontrarem novas vidas quando já
quase nada tinham.
Hoje decidi escrever-lhe, pois passei a noite a pensar e senti que é você que me pode ajudar.
Este sonho de quase 20 anos tem sido uma luta diária mas que vale e valerá sempre a pena, quando vejo o nosso porteiro
João Pedro, um rapaz com trissomia 21, feliz por trabalhar e se sentir o melhor porteiro do mundo, quando a Manuela diz
que no Espaço t encontrou a sua casa e deixou de tentar diariamente o suicídio o que a levava diariamente ao Hospital de
S. António, porque afinal o que ela queria era afecto e lá não lhe davam e quando vejo a Alexandra a razão deste sonho ainda
faz mais sentido, sempre na sua cadeira de rodas a sorrir e agora a lutar pelo seu 12º ano e porque por exemplo a equipa que
comigo   trabalha   apesar   de   terem   parte   dos   seus   ordenados   em   atraso   dizem-me “Jorge   não   desistas,   vai   em   frente   e
vejo-lhes um sorriso no olhar”.
Claro   que   tudo   isto   me   tira   o   sono,   mas   também   me   dá   força   para   continuar   a   acreditar   num   mundo   melhor   onde   os
Homens valem mais do que o dinheiro, a troika, as políticas e tudo o resto.
Este ano fazemos 18 anos de existência e o slogan que decidimos criar para 2012 foi: “Nós existimos porque a felicidade
existe”, mas a verdade é que tem sido um ano duro, pois somos uma associação onde o único lobby é a força de acreditar no
mundo onde os Homens têm nome e valem por si. No fundo o mundo que todos sonhamos.
Há 6 anos o Espaço t teve talvez um dos maiores sonhos realizados: construir a sua sede através de fundos comunitários, um
edifício na cidade do Porto, onde hoje centenas de pessoas realizam nele os seus sonhos.
Foi um projecto quase utópico porque apesar de nanciado a 90% tivemos que suportar 10% do valor, pagar juros e outras
tantas coisas. Mas mais uma vez conseguimos transformar sonhos em realidade.
Ao   longo   destes   anos   ganhamos   muitos   prémios   em   áreas   distintas   tendo   mesmo   a   Fundação   Gulbenkian   nomeado   o
Espaço t para representar Portugal no prémio internacional Raymond Georis Price: The Mercator Found.
Em 2001 o Espaço t criou o seu departamento de formação dirigido a pessoas excluídas e com graves problemas socias, a
funcionar numa escola primária cedida pela Câmara Municipal do Porto. No entanto e apesar do excelente trabalho que
fazemos neste departamento onde já formamos várias centenas de alunos, o Estado penalizou-nos em 70 mil euros por  não
termos   chegado   com   todos   os   alunos   ao   m   em   alguns   cursos,   a   verdade   é   que   os   que   chegaram   hoje   são   homens   e
mulheres diferentes. Mas na política dos números, mais do que as pessoas, interessam os rácios e as metas. Por isso 70 mil
euros que foram gastos com os formadores, formandos e tudo o que uma escola necessita são agora uma dívida para nós.
Mas estas são as regras do jogo, são as leis dos números. Por isso neste momento o Espaço t tem uma divida de 150 mil
euros; 70 mil das penalizações e 80 mil ainda fruto da aquisição da nova sede e as obras na lial da Trofa.
Sempre cumprimos e vamos continuar a cumprir e a trabalhar para a excelência.
Por isso hoje decidi escrever-lhe a si e pedir-lhe 1€ para que esta associação possa continuar a sonhar e ajudar a criar mais
sorrisos, como por exemplo o do Álvaro um homem com 50 anos que frequenta o Espaço t há uma década e que este ano
está contentíssimo porque iremos leva-lo com outros alunos a Paris tendo ele condenciado que já conseguiu juntar o
dinheiro para a sua viagem. Diz ele que nunca andou de avião, vai ser bom vê-lo sorrir a sentir Paris.
Peço-lhe por isso que deposite 1€ na conta do Espaço t domiciliada na Caixa Geral de Depósitos com o NIB 0035 0196
0002 0872 9304 4  e aquilo que eu lhe prometo dar  é que vai poder exigir-me a vida toda a responsabilidade de lutar por
esse mundo melhor.
É um compromisso entre si e eu. Se eu falhar exija-me, mas também por outro lado quando vir uma actividade do Espaço t,
pense que também está lá, não pelo euro mas porque esse euro fez com que pudéssemos continuar a fazer com que o
mundo dos Homens pudessem também ter dias de felicidade, como agora nos meses de Maio e Junho onde iremos realizar
o   XIV   Corpo   Evento   –   Ciclo   de   Espectáculos   em Teatro   e   Dança,   onde   mais   de   100   homens   e   mulheres   de   hospitais
psiquiátricos e cadeias e 70 dos quais do Espaço t vão contar histórias a uma só voz para fazer do Rivoli uma grande sala de
espetáculos onde todos os Homens são iguais.
Agora que nos conhece um pouco melhor peço que se junte a nós, não deixe de o fazer. O dinheiro de um café seu vai fazer
toda a diferença. Por isso quando for ao multibanco leve este NIB e dê-nos 1€. No dia a seguir, no nosso site http://www.espacot.pt/
poderá ver lá o seu euro contabilizado com todos os outros euros dados. Com esta rede solidária acredito que iremos atingir
os nossos objectivos.
Despeço-me dizendo: quando me vir não se esqueça de me dizer “não te esqueças eu dei-te 1€ para lutares por um mundo
melhor”, exija-me, eu não vou falhar pois a minha história tem sido essa juntamente com aqueles que estão comigo há
quase 18 anos.
Porto, Espaço t, Abril 2012
Um abraço
Jorge Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário